Curiosidades de países: França

No Comments
Uma musiquinha enquanto lêem :D 

 

Itália! 

1. Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Européia que mais recebe turistas.

imagem



2. A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo.

imagem



3. Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é sede de grifes como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A Semana de Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo. 

imagem



4. É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.

imagem



5. Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.

imagem



6. Em um ponto entre a França e a Itália, há um túnel tão extenso que o motorista permanece aproximadamente trinta minutos dentro da montanha.

imagem



7. Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com a paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica.

imagem



8. Os italianos elegeram uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

imagem



9. Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não existe na Itália. Ela recebeu o nome da pimenta da Calábria usada na sua composição.

imagem



10. O salame é tipicamente italiano. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.

imagem



11. Os italianos comem pizza "dobrada" como sanduíche pelas ruas. 

imagem



12. As pessoas não têm medo de ir dormir com as janelas abertas.

imagem



13. Em alguns supermercados o consumidor recebe uma máquina de leitura de código de barras portátil, que é utilizada cada vez que o cliente põe um produto no carrinho de compras. Esta máquina faz automaticamente a soma da compra, e ao final, o caixa não confere produto por produto, apenas cobra aquilo que a máquina está mostrando no visor. É o voto de confiança no cidadão.
(eu não consegui verificar a veracidade desta curiosidade! Sinceramente eu acho que a história não deve ser bem assim, mas pronto...)

imagem



14. Prédios não tem porteiros, e a grande maioria não tem garagem. Os carros são deixados nas ruas.
(vi num site que as pessoas até deixam os vidros dos carros um bocadinho abertos) 




15. As ruas são lavadas periodicamente com carros-pipa municipais, e os carros que permanecerem estacionados durante tal limpeza serão rebocados.

imagem

(chorei quando vi esta imagem... Não se faz isto a um carrão destes...)


16. Italianos de modo geral não falam inglês, mas falam francês ou espanhol.

imagem

back to top